CURSO DE NOIVOS (Preparação para o matrimônio)

O Matrimônio é um dos sacramentos da Igreja, para o qual necessita-se de vocação. É para isso que o Encontro de Noivos prepara os casais, para bem celebrarem o Sacramento Matrimonial e, principalmente, desenvolver uma vida a dois harmoniosa e cristã. Mas o trabalho não se resume a isso. Os encontros também querem incentivar esses casais a perseverarem na fé após o casamento, frequentando nossa paróquia, ou àquela mais próxima de onde residem, participando das pastorais e movimentos na comunidade. Os Encontros acontecem em 02 dias, sempre aos domingos, na parte da manhã, de 7h às 12h. A agenda de casamentos 2017 estará aberta a partir de janeiro de 2016. Para participar, basta ir até a Secretaria Paroquial agendar a melhor data, que é marcada de acordo com adata do casamento.

MATRIMÔNIO

Veja aqui o passo a passo para agendar data para celebração de matrimônio:

Os procedimentos devem ser os seguintes:

♦ Comparecer na Secretaria Paroquial da Matriz com até 06 (seis) meses de antecedência para entregar os documentos.
♦ 03 (três) meses antes da data marcada para a cerimônia, dar entrada no cartório, informando que a cerimônia será civil e religioso juntos, e até 01 (uma) semana antes, entregar a certidão de habilitação civil na Secretaria Paroquial.
♦ Agendar na Secretaria Paroquial o Curso de Noivos e Entrevista com o padre.

Documentação dos noivos:

♦ Certidão de nascimento (cópia)
♦ Carteira de identidade (cópia)
♦ Certidão de batismo para fins de matrimônio (Batistério)
♦ Comprovante de residência em nome dos noivos (cópia)
♦ Carteira de Identidade e comprovante de residência de 02 (duas) testemunhas (cópia), com profissão e estado civil

Horário da cerimônia:

♦ Os noivos devem agendar o horário de acordo com a disponibilidade da agenda da igreja. Existe uma tolerância de 15 (quinze) minutos de atraso para o início da cerimônia.

Entrega de documento após a cerimônia:

♦ Passada a cerimônia, o cartório da um prazo de 01 (um) mês para receber a documentação do casamento e inscrevê-lo no Registro Civil de Pessoas Naturais, para que se produzam os efeitos legais. Não se esqueça de pegar o documento na Secretaria Paroquial e encaminhar ao cartório. Apenas os noivos podem fazer a retirada do documento.

Ornamentação:

♦ A ornamentação da igreja é de responsabilidade dos noivos, não sendo oferecido pela igreja esse serviço.
♦ Quando marcam a data da cerimônia, os noivos se comprometem a dividir o custo da ornamentação entre os casais da mesma data.
♦ A igreja não disponibiliza espaço para confecção de arranjos e para guardar acessórios e objetos usado na ornamentação. Portanto, a floricultura deve ser avisada pelos noivos que deverá trazer os arranjos e enfeites prontos, assim como retirar seus acessórios assim que terminar a última cerimônia da noite, para que não ofereça dificuldades nas celebrações das missas na comunidade.

Música:

♦ A igreja não oferece música para casamentos, devendo estas serem escolhidas baseadas no bom senso.
♦ Caso a cerimônia seja animada com música ao vivo, o grupo contratado deverá trazer todo o equipamento necessário, incluindo os microfones;
♦ Caso seja música mecânica, os noivos devem trazer o cd pronto, com as músicas selecionadas na ordem que devem ser tocadas, com até 02 (duas) semanas de antecedência a data da cerimônia. O cd deverá estar devidamente identificado com os nomes dos noivos e com a data e horário da cerimônia. Junto ao cd, mande uma lista com os nomes das músicas em ordem e a tradução no caso de músicas internacionais.
- Informamos que o equipamento de som só poderá ser operado pelo funcionário da igreja.

Observações importantes:

♦ O casal que não residir na área da paróquia deverá pedir transferência na igreja mais próxima da sua residência para esta paróquia. Enquanto sua paróquia de origem prepara a documentação necessária, solicite uma declaração que isso está sendo feito para que possa ser agendada a cerimônia.
♦ A igreja NÃO oferece o serviço de cerimonial para casamentos.
♦ A igreja oferece o uso do ar condicionado e tapete vermelho já incluído no valor da cerimônia.
♦ É TERMINANTEMENTE PROIBIDO jogar arroz, pétalas de flores e papel picado dentro da igreja ou na escadaria.
♦ Os ensaios precisam ser agendados na Secretaria Paroquial. Os dias e horários possíveis são:

3ª feira - de 9h às 10h e de 17h às 18h

4ª feira - de 17h às 18h

5ª feira - de 17h às 18h

6ª feira - de 9h às 10h

CATEQUESE COM ADULTOS

Encontros semanais, cujo objetivo é formar os adultos que não receberam o sacramento na infância ou para aqueles que eram de outra religião e abraçaram a fé católica. Sua duração é de 01 ano. As inscrições para novas turmas acontecem normalmente nos meses de fevereiro e agosto.

TRABALHOS VOLUNTÁRIOS EM PASTORAIS E/OU MOVIMENTOS

Para o adulto que já recebeu os sacramentos, mas deseja se engajar no dia a dia da comunidade muitas são as opções. Para encontrar um grupo com o qual você se identifique, navegue pelo menu “Pastorais” na página principal de nosso site. Escolha o seu e participe!