Maria Heloísa Gomes Rosas sempre sonhou em construir uma capela no morro, e conversava com seu marido que, quando tivesse recursos, faria a obra.

Em 1983, quando a filha do casal estava freqüentando as reuniões de Crisma, foram convidados pelo Sr. Hermes e Dona Rute, responsáveis pela Crisma na época, para uma reunião na Igreja Nossa Senhora de Fátima e São Jorge. Nessa reunião foram informados que a Igreja desejava fundar uma comunidade no bairro onde moravam, e que tinham sido escolhidos, caso aceitassem, para essa missão. Aceito o convite, foram apresentados ao Pe. Enrique Blanco, que os tranqüilizou, dizendo que teriam todo apoio e orientação para desenvolver o trabalho. Ali o sonho começava a se concretizar.

A primeira reunião aconteceu em 29/07/1983. Foram convidados os vizinhos, parentes e amigos, mas a presença foi além da expectativa, com mais de 40 pessoas. Ela aconteceu em uma loja cedida pelo casal Manoel Reina Gomes e Leocádia Rodrigues Gomes, na Rua Dona Rita número 72. Loja esta que posteriormente serviu de capela até maio de 1992. Foi nesse encontro que Pe. Enrique explicou aos presentes a finalidade e os objetivos da criação da comunidade, que era principalmente desenvolver junto aos fiéis os princípios básicos da fé cristã. E a partir dessa data as reuniões aconteciam semanalmente, com a presença maciça das pessoas interessadas. Estava assim fundada a comunidade.

A primeira missa foi realizada pelo Padre Enrique no dia 14 de agosto de 1983, com a presença de mais de 60 pessoas. Nessa missa, Padre Enrique doou a comunidade o cálice que ele recebeu quando foi ordenado padre.

Com a participação da comunidade e por meio de votação em dois turnos, foi realizada a escolha da padroeira. Na primeira votação foram selecionados os santos e santas mais votadas. Na segunda votação, no dia 26 de agosto de 1983, foi escolhida Nossa Senhora da Cabeça, de quem Maria Heloiza era devota.
No dia seguinte à escolha da padroeira, Padre Enrique procurou a família Távora com o objetivo de verificar a possibilidade de adquirir um terreno para a instalação da comunidade. Para surpresa do Padre Enrique, Dona Júlia Távora, quando soube do motivo da visita do padre, doou dois lotes de terreno, que foram desmembrados de uma área de terra da família. Outra doação para a comunidade foi a primeira imagem de Nossa Senhora da Cabeça, doada pelos fiéis em 09 de setembro de 1983.

Apesar de o dia consagrada a Nossa Senhora da Cabeça ser em 12 de agosto, a primeira festa foi realizada em 27 de novembro de 1983, com grande sucesso. Nessa data, foi doada a segunda imagem por uma família que preferiu permanecer no anonimato.