Dons e serviços colocados à disposição dos irmãos. Eis o que norteia esta abençoada comunidade. Comunidade que iluminada por Jesus, pela intercessão de Maria Santíssima junto a Ele, nos faz crer que a fé inabalável no Criador, a determinação e a coragem são os pilares que sustentam a nossa Igreja.

A primeira reunião que deu início à criação da comunidade ocorreu em 08 de junho de 1993, com a presença do Padre Valdir de Oliveira, onde ficou acertada a compra de um terreno para que ali fosse construída a comunidade. Em 02 de julho do mesmo ano foi realizada a primeira missa, seguida por uma reunião cuja finalidade era a formação da comunidade. A eleição dos padroeiros São Sebastião e Nossa Senhora da Luz aconteceu em 17 de julho. No dia 20 do mês seguinte, na casa da Dona Jorgina, aconteceu a primeira missa com os padroeiros já escolhidos. Padre Valdir, no dia 12 de setembro, celebrou uma missa na quadra de esportes do bairro.

O ano de 1994 foi marcado pela campanha para a compra do terreno, e pelo trabalho missionário nas casas.

Já em 1995, deu-se o lançamento da campanha “Amigos da São Sebastião”. Os trabalhos missionários se intensificaram com a oração do terço nas residências e com a celebração de missas. Em 29 de outubro daquele ano, Padre Edmilson Figueiredo celebra uma missa especial com a benção do terreno e da cruz.

A preparação do terreno para a construção da igreja ocorreu em novembro de 1996.
O ano de 1997 foi bastante agitado. Em janeiro aconteceu o primeiro almoço comunitário na Associação de Moradores do bairro. Foi lá que também que aconteceu a festa do padroeiro. No dia 08 de junho foi z vez da entrega da capelinha com Nossa Senhora da Luz. Nesse tempo fez-se necessário a constituição do primeiro Conselho Comunitário, fato este que se deu em 20 de agosto, com a eleição de doze conselheiros. Dom Werner, imbuído da missão de pastorear o povo de Deus, realizou a primeira visita apostólica à comunidade em 10 de novembro e, logo depois, no dia 20 do mesmo mês foi realizada a primeira missa no salão da comunidade.
No ano seguinte aconteceu a primeira festa do padroeiro dentro da comunidade, e em outubro a criação do Clube de Mães, assim como as celebrações da palavra.

Enquanto a comunidade permanecia ativa realizando vários eventos e atividades no decorrer da construção da capela, a obra de Deus ia sendo concretizada nos corações de todos, solidificando a fé e a certeza de que aqueles que se abrem à missão não ficam sem resposta.

Nos anos seguintes o povo organizou Círculos Bíblicos (em 1999 foi organizado por Dona Otília) e aconteceu a primeira festa de Nossa Senhora da Luz (1999). A chegada do Seminarista Ricardo para a comunidade e outros eventos, ajudaram muito para unir a comunidade em prol do querer de Deus.

Em 2002 houve um incremento na obra da capela com a ajuda financeira da Alemanha, com o apoio do Sr. Konrad e sua esposa Terezinha. Além disso, tantas campanhas, como a campanha do cimento, foram feitas para que chegasse ao final a construção da igreja.

O ano seguinte, 2003, seria aquele que marcaria a história daquele bairro; o que outrora era sonho se tornava a mais bela realidade. O povo ansioso intensificava as atividades pastorais e, finalmente, o grande dia chegou. Em 20 de junho é inaugurada a capela da comunidade, com uma missa presidida por Dom Luciano Bergamim.

São enviados, em 2004, dois Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, um Ministro do Matrimônio e um Ministro do Batismo. Em 2005 foi iniciada a Catequese Infantil.

Na comunidade pode se sentir a graça e o amor de Deus, levando a Palavra de Jesus a todos, e nos corações continua a missão dos apóstolos, que é fazer o nome de Deus conhecido e reverenciado por todos os homens.