60, 100, 300 ANOS DE FESTA

Este mês é marcado por três momentos de festas em nossa comunidade: os 60 anos de Paróquia; os 100 anos de Fátima..
Publicado em 01/Out/2017

60, 100, 300 ANOS DE FESTA

Este mês é marcado por três momentos festivos em nossa comunidade: os 60 anos da criação da Paróquia; os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Nossa Paróquia foi criada oficialmente no dia 13 de outubro de 1957 por Dom Agnelo Rossi, então bispo da Diocese de Barra do Piraí, sensível ao clamor popular, que designa Padre Órsio com a missão de conduzir nova Paróquia que teria como padroeiros Nossa Senhora de Fátima e São Jorge. Está localizada no local que anteriormente abrigava um edifício espaçoso e tradicional, onde funcionaram o Fórum, a Delegacia de Polícia e a Cadeia Pública. Este ano, portanto, está completando 60 anos de fundação. No dia 13 de outubro, durante a celebração eucarística, estará sendo lançada uma Revista Comemorativa com o intuito de relatar nossa história e homenagear todos aqueles que contribuíram na edificação da igreja. É um importante documento que deve ser guardado com muito carinho por todos os que fazem parte de nossa comunidade paroquial.

Com a graça de Deus temos como um de nossos padroeiros Nossa Senhora de Fátima, graças à presença significativa dos portugueses, aqui no centro de Nova Iguaçu, e que tanto contribuem para a propagação da devoção à Nossa Senhora. No dia 13 maio, tivemos a festa dos 100 anos da primeira aparição e agora, dia 13 de outubro, o centenário da última aparição, que naquela época foi marcada por uma chuva persistente e forte que transformara a Cova da Iria num lamaçal e encharcava a multidão de 50 a 70 mil peregrinos, vindos de todos os cantos de Portugal. Assim que chegaram os videntes, Lúcia pediu que fechassem os guarda-chuvas para rezarem o Terço. E, pouco depois, houve o reflexo de luz e Nossa Senhora apareceu sobre a carrasqueira.

Este ano, estamos celebrando também os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. A virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI.

Pe. Max de Jesus