QUAL A SUA VOCAÇÃO?

A primeira de todas as vocações é a vida, pois antes de eu existir, Deus já me conhecia e me amava...
Publicado em 03/Ago/2017

QUAL A SUA VOCAÇÃO?

A primeira de todas as vocações é a vida, pois antes de eu existir, Deus já me conhecia e amava; por isso me chamou à vida: sou criatura sua. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação. Essa vocação consiste em manifestar a imagem de Deus e ser transformada à imagem do Filho único do Pai. Se a vida já é vocação, devo-lhe uma resposta. Qual será a resposta que Deus espera de mim?

Vocação dos Leigos: é especifico dos leigos, por sua própria vocação, procurar o Reino de Deus exercendo na sociedade a vontade de Deus.

Vocação para a Castidade: castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual.

Vocação para o Amor: Deus, que criou o homem por amor, também o chamou para o amor, vocação fundamental e inata de todo ser humano. Pois o homem foi criado á imagem e semelhança de Deus, que é Amor.

Vocação para o Apostolado: toda a Igreja é apostólica na medida em que, por meio dos sucessores de S. Pedro e dos apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com sua origem. Toda a Igreja é apostólica na medida em que é 'enviada' ao mundo inteiro. Denomina-se “apostolado” “toda a atividade do Corpo Místico” que tende a “estender o reino de Cristo a toda a terra”.

Vocação ao Casamento: A vocação para o Matrimônio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher, conforme vontade do Criador. E esse amor abençoado por Deus é destinado a ser fecundo e a realizar-se na obra comum de preservação da criação.

Vocação Sacerdotal: A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é, portanto, o sacramento do ministério apostólico.

Vocação à vida consagrada: O religioso é chamado a testemunhar Cristo de uma maneira radical, vivendo uma consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência. Enviai Senhor, santas vocações à vossa Igreja!

Pe. Max de Jesus