O SENHOR VEM AO NOSSO ENCONTRO

É tempo de renovar a esperança, na certeza de que o Senhor vem ao nosso encontro, pois o Advento...
Nossa Paróquia celebra os seus 60 anos!
Publicado em 06/Nov/2017

300 anos de Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro, como parte das comemorações dos 60 anos de nossa paróquia, celebramos a grande festa de N.Sra Aparecida. Na missa da manhã, realizada às 8 horas e celebrada pelos padres Max e Porfírio, tivemos a presença de um grande número de devotos entoando cânticos Marianos com fé, acompanhados de nossos irmãos Beto e Fernanda.

O Terço Luminoso, realizado às 18 horas, teve a participação do grupo do Terço dos Homens e das Mulheres da Confraria de Nossa Senhora, além da Aliança de Casais com Cristo que, em seguida, fez a coordenação litúrgica na missa das 19 horas.

Padre Max, que coordenou o Terço Luminoso, colaborou com o coral, juntamente com Pedro Paulo, Sara, Pauline e Vinícius ao violão, e compôs um refrão que foi cantado por toda a Igreja nos dois dias de festa: “Sessenta anos de nossa Igreja! Sessenta anos de missão! Nossa Senhora trazendo a Paz e o Santo Guerreiro vencendo o dragão!”

60 anos de Nossa Igreja e 100 anos de Nossa Sra. de Fátima

No dia 13 de outubro, a comemoração do centenário de N. S. de Fátima e o jubileu de 60 anos de nossa paróquia começou com a primeira missa, às 7h30, presidida pelos Padres Max e Porfírio e, às 11 horas, deu-se a oração do Terço. A parte musical ficou a cargo de nossos irmãos Beto e Fernanda que como sempre incentivaram todos a participar cantando. Após o terço, tivemos a Missa do meio-dia, seguida de um delicioso almoço em comunidade.

Ao entardecer, o momento mais aguardado chegou: a procissão luminosa com velas se iniciava com uma enorme queima de fogos e a participação dos Padres Max, Porfírio, Daniel, Rodrigo e João Paulo, Diácono Clóvis, Seminaristas Rodrigo e Richard, além da presença marcante de nosso bispo Dom Luciano, demonstrando toda sua vitalidade na condução de seu rebanho.

A procissão, que seguiu por diversas ruas do centro de Nova Iguaçu fez paradas e rezou pela Paz em nossa cidade, em nosso estado do Rio de Janeiro e em nosso País.

Ao retornarem desse momento de oração em procissão, as imagens dos Santos Padroeiros das três comunidades que compõem nossa Paróquia entraram em primeiro lugar, seguindo a ordem da criação de cada comunidade: inicialmente Nossa Senhora do Carmo com seu canto cujo refrão diz: “Flor do Carmelo, nossa alegria. Salve, salve Maria. Salve, salve Maria.” Nossa Senhora da Cabeça foi a segunda a entrar pela nave da igreja e os fiéis cantaram: “Oh! Senhora da Cabeça, Virgem Mãe do Redentor. A nós todos favoreça seu sorriso protetor.” Em seguida, entrou a imagem de São Sebastião, a terceira comunidade criada com seu canto: “Glorioso mártir, São Sebastião, dai a seus devotos firme proteção!” E Nossa Senhora da Luz, co-padroeira da Comunidade São Sebastião: “Maria, mãe da vida. Maria, mãe do amor! Nossa Senhora da Luz, Maria, mãe de Jesus.” A imagem de São Jorge entrou em seguida com seu canto conhecido: “Oh, São Jorge, que a luta enfrentaste com temível dragão infernal. Sobre quem não temeste valente, golpe rijo cravar e mortal.”

Finalmente, a entrada trinunfal de N. Sra. de Fátima com a Igreja entoando muito animadamente “Há treze de maio, na cova da Iria, no céu aparece a Virgem Maria...”

Iniciava assim a Missa Solene da festa dos 60 anos de nossa paróquia, presidida por Dom Luciano que em sua Homilia apropriadamente fez um paralelo entre os anos de 1917 e 2017 e o que Nossa Senhora nos pede ainda hoje: Rezar o Terço todos os dias e que em nosso país haja mais justiça social: que o pobre seja menos pobre e que o rico seja menos rico, demonstrando que a mensagem de Nossa Senhora continua atualíssima em seu contexto religioso e social. Nossa Paróquia agradece sempre as belíssimas mensagens de Dom Luciano.

Ao final da missa, foi feito o lançamento da Revista Comemorativa dos 60 anos de nossa Paróquia, homenageando aqueles que, no passado, tanto contribuíram para a construção da igreja, e aqueles que hoje dão continuidade a esse trabalho missionário de levar a Palavra de Deus para águas mais profundas.

Encerrando a noite, tivemos em nossos salões a tão conhecida Noite Portuguesa. Assim foi nossa festa de 60 anos! Agora, comecemos a nos preparar para a grande festa dos 60 anos dos devotos de São Jorge.

O Católico parabeniza a todos que participaram direta ou indiretamente para que esta comemoração se realizasse com o brilho e esplendor que teve. A dedicação de cada um será sempre abençoada por Nossa Senhora e nunca devemos nos esquecer: “Fazei tudo o que Ele vos disser” Jo 2,5.

CONFIRA AS FOTOS DESSA BELÍSSIMA FESTA