QUAL A SUA VOCAÇÃO?

A primeira de todas as vocações é a vida, pois antes de eu existir, Deus já me conhecia e me amava...
História da Comunidade Nossa Senhora de Fátima e São Jorge

 

A história de nossa comunidade se confunde com a história do nosso saudoso Padre Órsio Papacchioli.

 
É a história de um homem audacioso, determinado e ciente da missão concedida a ele por Deus. Com o espírito missionário, desembarcou no Brasil logo após a Segunda Grande Guerra, trabalhando a princípio no Rio de Janeiro, em São Paulo e em São Roque. Porém, quis Deus, que ele viesse a fazer parte da Diocese de Barra do Piraí, da qual pertencia a cidade de Nova Iguaçu, tendo sido designado para Itatiaia, Resende e finalmente Nova Iguaçu.

Em 1955 Dom Agnelo Rossi, então bispo da Diocese de Barra do Piraí, sensível ao clamor popular, designa Padre Órsio a fundar e governar a nova Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, no local que anteriormente abrigava um edifício espaçoso e tradicional, onde funcionaram o Fórum, a Delegacia de Polícia e a Cadeia Pública. Uma comissão de senhoras, da qual faziam parte Margarida Cardoso de Mattos, Jupira Chambarelli, Dora Papaléo, Helena Licurci, Castorina Pires, Eliete Antunes, Condição Chuff, Luiza Lopes, Vidinha, Marly Iglesias, entre outras, organizaram um abaixo assinado para reivindicar junto às autoridades políticas da época o espaço, onde hoje está nossa igreja.

O clamor do povo foi ouvido quando a Assembléia Legislativa, através da Lei nº 2.665, de 28 de novembro de 1955, autorizou o governo do Estado a doar ao Município de Nova Iguaçu o terreno desocupado com a demolição do antigo Fórum. Com a demolição, ali foi criada uma praça, que recebeu o nome de Praça João Pessoa. Foi então dada autorização ao Poder Executivo Municipal a doar a Mitra Diocesana da Barra do Piraí o terreno da então praça, através da apresentação de um projeto de autoria do Deputado Luiz Guimarães em 14 de setembro de 1956.

Para esta missão foi prontamente designado Padre Órseo, que com a coragem dos profetas e a fé daqueles que crêem que o nosso Deus é o Deus do impossível, diz sim a missão, sendo nomeado o novo Vigário da nova paróquia em honra a Nossa Senhora de Fátima e São Jorge. O novo vigário se instala na Rua Comendador Soares, 176, onde ficaria provisoriamente a Casa Paroquial.

 
nossos contatos
 
missas
   
 
Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge
 
Horários de missas na Matriz
 
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 220
 
Segunda a sexta às 7h30min
 
Centro - Nova Iguaçu/RJ - 26.255-060
 
Segundas e sextas às 18h30min
 
Secretaria: (21) 2767-0170 / (21) 2669-3118
 
Sábado às 16h30min
 
Pároco: Pe. Geomax de Jesus
 
Domingo às 7h, 9h e 19h
 
 
Todo dia 13 às 12h missa de N.S. de Fátima
 
Copyright © - 2013 - Todos os direitos reservados
 
Todo dia 23 às 12h missa de São Jorge