Pastoral Bíblica e de Formação
Conheça um pouco da pastoral bíblica e de formação

Com o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra, celebrado no Vaticano de 5 a 26 de outubro de 2008, a Igreja deixa de ter uma pastoral bíblica para ter uma animação bíblica de toda a pastoral. Não que o nome dessa pastoral tenha mudado, mas seu trabalho missionário dentro da própria comunidade sim.

A Igreja quer que toda a pastoral e todos os estudos, em particular os teológicos, tenham uma base bíblica. Toda a formação para os ministros ordenados e não ordenados deve ter um substrato bíblico.

Da Bíblia se fala muito, mas se conhece pouco. E é aqui que a Pastoral Bíblica vem ajudar a comunidade. É preciso começar a conhecer um pouco mais as Sagradas Escrituras, não só com cursos, com oficinas bíblicas, mas também com tudo o que implica a Bíblia para a vida e a missão da Igreja. A Palavra de Deus é a base para a oração. A Palavra não só nos fala, mas também nos alimenta.

Neste Sínodo também houve um acontecimento histórico: assinou-se um acordo de colaboração entre as Sociedades Bíblicas Unidas e a Federação Bíblica Católica. Ele é um acordo que será de grande importância para as pessoas, já que os biblistas católicos, ortodoxos e protestantes entram em consenso para que a tradução possa ser lida por todos. No mundo há mais de 06 mil idiomas reconhecidos e a Bíblia só se traduziu em pouco mais de 400 deles

Em nossa paróquia a Pastoral Bíblica organiza cursos, palestras, seminários e formações, sempre em comunhão com o período litúrgico. Acompanhe através do nosso site ou do nosso informativo mensal “O Católico” as datas desses encontros e participe.

Coordenação: Valéria