O SENHOR VEM AO NOSSO ENCONTRO

É tempo de renovar a esperança, na certeza de que o Senhor vem ao nosso encontro, pois o Advento...
Pastoral da Esperança
Conheça um pouco da Pastoral da Esperança

A Pastoral da Esperança é a presença amiga, fraterna e solidária da comunidade eclesial junto àqueles que passam por um momento de dor com a perda de um ente querido, prestando solidariedade, conforto e apresentando súplicas para os defuntos e ao mesmo tempo dá aos vivos o consolo da esperança. A Pastoral deve lembrar aos presentes que a vida cristã não está limitada à realidade terrena, mas perpassa esse tempo e esse lugar. O Senhor Ressuscitado é o modelo perfeito da nossa realidade futura, o que nos anima na superação deste momento (cf. Jo11,25; Rm 6,4; Ef 2,6; Cl 3,1; 2 Tm 2,11).


Algumas das missões da pastoral são: confortar espiritualmente as famílias enlutadas, através de celebrações e visitas;  assistir estas famílias nos velórios; preparar com especial zelo a celebração das exéquias, considerando o profundo sentido pascal da morte cristã, a sensibilidade dos presentes e a necessidade de se aproveitar o momento para trazer o real sentido da morte; realizar encontros de oração nas residências destas famílias; evangelizar e mostrar que não se reza apenas pela morte, mas sim pela ressurreição, pela vida eterna; aproveitar o momento de sensibilidade humana para falar da esperança a todos e da necessidade da fé na ressurreição dos mortos como ponto central da vida cristã e providenciar sepultamento dos indigentes ou de pessoas que não tenham família, entre outras.

 

Os agentes da Pastoral da Esperança podem atuar nas residências, nas capelas mortuárias, nos hospitais e nos cemitérios. Esses agentes devem sempre se preocupar em ser pessoas de esperança, acolhedoras, atenciosas e devidamente preparadas para esses momentos difíceis, tendo sensibilidade para o sofrimento humano e estando preparados para o conforto humano com uma Palavra de Esperança diante da dor e das necessidades da vida cristã dos familiares, além de sempre mostrarem um testemunho de vida cristã.   

 

Em nossa Paróquia o pequeno grupo se reúne toda quarta-feira no Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, de 14h às 16h30min, e ficam de plantão acolhendo quem chega com necessidade. Mas o grupo ainda é muito reduzido. E ele precisa urgentemente aumentar de tamanho para acolher ainda mais famílias entristecidas pela perda de entes queridos.
Procure o padre ou a coordenação da Pastoral, que fica na Comunidade São Sebastião e Nossa Senhora da Luz. Você será recebido com muita alegria!

 

Coordenação: Rose e Conceição
 
nossos contatos
 
missas
   
 
Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge
 
Horários de missas na Matriz
 
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 220
 
Segunda a sexta às 7h30min
 
Centro - Nova Iguaçu/RJ - 26.255-060
 
Segundas e sextas às 18h30min
 
Secretaria: (21) 2767-0170 / (21) 2669-3118
 
Sábado às 16h30min
 
Pároco: Pe. Geomax de Jesus
 
Domingo às 7h, 9h e 19h
 
 
Todo dia 13 às 12h missa de N.S. de Fátima
 
Copyright © - 2013 - Todos os direitos reservados
 
Todo dia 23 às 12h missa de São Jorge